top of page
Buscar
  • Foto do escritorDiretoria ABRASTT

CONHEÇA OS CANDIDATOS A CHAPA ÚNICA À DIRETORIA EXECUTIVA E AO CONSELHO FISCAL ABRASTT (2024/2025)

Presidente ADRIANA SKAMVETSAKIS - Rio Grande do Sul Mini currículo Graduada em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFMCPA – atualmente UFCSPA), especialista em Medicina do Trabalho (pós-graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS); pós graduada em Aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) e em Saúde do Trabalhador pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Servidora pública municipal em Santa Cruz do Sul e Candelária (RS). Atualmente é médica do trabalho em equipe multidisciplinar no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região dos Vales – CEREST/Vales; Vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – ABRASTT, gestão 2022-2023. Pós-graduanda em Perícia Médicas. Membro da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Conselho Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul (CISTT/SCS). Atuação em equipe multidisciplinar na Unidade Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador de Santa Cruz do Sul - UMREST/SCS, de dezembro/2001 a abril/2006. Atuação como coordenadora da UMREST/SCS, de janeiro/2002 a abril/2006. Atuação como coordenadora do CEREST/Vales, de fevereiro/2004 até novembro/2007 e de maio/2019 até dezembro/2022. Atuação como perita médica judicial (Justiça Federal e Justiça do Trabalho), de 2007 a 2014. Fundadora e Coordenadora Geral da Fraternidade Holística Michaelus. Integrante do banco de revisores ad hoc da revista Epidemiologia e Serviços de Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Atuação como professora colaboradora na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – ENSP/Fiocruz. Vice- Presidente JOSÉ REGINALDO INÁCIO - Minas Gerais Sindicalista. Diretor de Estudos e Pesquisa do Observatório Sindical Brasileiro Clodesmidt Riani e Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – ABRASTT. Atualmente está Secretário de Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI. Diretor de Formação Sindical e Qualificação Profissional da Nova Central – NCST e Diretor do Sindicato dos Eletricitários do Sul de Minas – SINDSUL-MG. Pedagogo. Doutor em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP Franca-SP. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas-SP. Pós-doutorado – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (Bolsa do CNPq). Pesquisador junto aos grupos de pesquisas “Núcleo de Estudos e Pesquisas: Trabalho, Questão Social e América Latina – NEPTQSAL”, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; “Mundo do Trabalho, Serviço Social e Saúde do\a Trabalhador\a – GEMTSSS”, da UNESP/Franca; e “Educação e Teorias Críticas Latino-americanas”, da Universidade São Francisco – USF.

Secretária Geral MAGNA DIAS LEITE - Tocantins Graduada em Serviço Social pela Universidade Luterana de Palmas (2008). Mestrado em Saúde Pública com concentração em Vigilância em Saúde do Trabalhador pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – ENSP(2014). Especialista em Formação Docência pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP/Fiocruz(2012). Especialista em Saúde Coletiva com ênfase no Planejamento pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2011). Multiplicadora do Curso Básico de VISAT de abrangência Nacional de Estudos e Pesquisas voltados para Capacitação Profissional do SUS e do Controle Social relacionado a Vigilância em Saúde do Trabalhador – ENSP/FIOCRUZ/Ministério da Saúde(2014) Multiplicadora em Análise e Intervenção para Prevenção dos Acidentes de Trabalho – Faculdade de Saúde Pública de São Paulo – USP(2016), Formação em Aperfeiçoamento em Direito Sanitário em Saúde, Escola Tocantinense do SUS Dr Gismar Gomes (2018). Apoiadora da Vigilância popular e participativa. Servidora pública da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins/CEREST-TO.

Secretária Geral Adjunta MÁRCIA DA SILVA ANUNCIAÇÃO LAZARINO - Minas Gerais Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção e da Violência pela FM/UFMG, especialista em Serviço Social pela UNB e Saúde do Trabalhador pela UFMG. Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Atuou como Assistente Social em empresas públicas e privadas. Atualmente trabalha no Cerest de Betim na função de Referência Técnica em Saúde do Trabalhador. Membro da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Betim – CISTT desde 2010, do Conselho Municipal de Saúde de Betim desde 2017; do Fórum Popular e Sindical de Saúde e Segurança do Trabalhador do Estado de Minas Gerais, desde 2012; e do Observatório da Saúde do Trabalhador da UFMG, desde 2017.

Diretor Financeiro GILMAR ORTIZ DE SOUZA - São Paulo Engenheiro Mecânico (UBC) e de Segurança do Trabalho (FAAP). Fez mestrado em Trabalho, Saúde e Ambiente (Fundacentro). Trabalhou mais de 45 anos em indústrias metalúrgicas, sendo 28 em empresa automotiva. Desde 2009 trabalha como professor convidado em cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (FSA, FMU, Senac e Estácio), onde lecionou várias disciplinas (Segurança de Máquinas, Gerenciamento de Riscos, Ergonomia e Higiene do Trabalho). Atualmente atua como coordenador da região Sudeste da Pastoral Operária Nacional e do Grupo de Segurança do Trabalho da Pastoral Operária do Estado de São Paulo.

Diretor Financeiro Adjunto EMERSON RODRIGUES DA SILVA - Rio Grande do Sul

Graduação em Direito pela URCAMP – Universidade da Região da Campanha. 2º Semestre de 1997. Realização da prova da OAB para Advogado concurso 1º semestre de 1998 e mantendo-se em atividade até os dias de hoje. Sócio Fundador do Escritório de Advocacia Silva & Morales Consultoria e Assessoria Previdenciária. Pós Graduado em Direito Previdenciário – ESMAFE RS/UCS Universidade Caxias do Sul – 2006; Direito Médico e da Saúde – Faculdade Legale Educacional São Paulo –SP; Direito Constitucional Faculdade Legale Educacional São Paulo – SP e Direito Público – Faculdade Legale Educacional São Paulo – SP. Pós graduando em Direito e Processo do Trabalho e Legislação Geral de Proteção de Dados. Servidor na Procuradoria Geral Município de Hulha Negra; Procurador Geral na Câmara de Vereadores do Município de Hulha Negra 2008/2009; Assessor Parlamentar na Câmara de Vereadores de Bagé 2012/2016; Procurador Geral na Câmara de Vereadores de Bagé 2017/2018; Assessor Jurídico da SMASI – Secretaria Municipal de Ação Social 2019 e 2020; Vice-Presidente CEPS – Comissão Especial Previdência Social – OAB SECCIONAL Rio Grande do Sul de 2014 a 2016; Membro efetivo da CSS – Comissão de Seguridade Social da OAB Seccional do Rio Grande do Sul; Membro efetivo da CEDS – Comissão Especial de Direito da Saúde – Seccional do Rio Grande do Sul. Conselheiro Co-Gestor no Conselho Municipal de Saúde – Município de Bagé desde 2005 – membro efetivo – Exercício Cargos de Direção: Secretário – Presidente 2018/2019 e na atualidade no exercício função de tesoureiro; no Conselho Gestor do CEREST MACROSUL – Município sede em Pelotas do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – membro efetivo desde 2012 e na atualidade estando em pleno exercício de Cargo de Direção – Presidente triênio 2024/2025; no Conselho Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul – membro efetivo na CIST – Comissão Intersetorial Saúde do Trabalhador. IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – Atual Coordenador Adjunto do Estado do Rio Grande do Sul.

Diretora Científica TÂNIA MARIA DE ARAUJO - Bahia Professora Titular Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), Mestrado em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (1994), Doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1999), Pós-doutorado na University of Massachusetts, Estados Unidos (2004) e Pós doutorado na Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf (HHU) (2019). Professora Visitante da Heinrich-Heine Universität Düsseldorf (HHU), Alemanha (2018-2019). Atualmente, Professora Titular Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da UEFS. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UEFS) e de Saúde, Ambiente e Trabalho (UFBA). Membro da Comissão de Epidemiologia e do GT Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Coletiva/ABRASCO. Co-Chair do Comitê de Work Organization & Psychosocial Factors da International Comission on Occupational Health, (ICOH-WOPS) como representante da América Latina. Editora Associada da Revista Brasileira de Epidemiologia (Saúde Mental), da Revista Ciência & Saúde Coletiva (área de Saúde e Trabalho) e da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. Participou do GT que elaborou o Protocolo de Distúrbios Vocais Relacionados ao Trabalho (DVRT), publicado pelo Ministério da Saúde, em 2018. Participou do GT que discutiu as Diretrizes de Vigilância e Atenção Integral à Saúde Mental Relacionada ao Trabalho criado pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (2017). Coordena o GT Saúde Mental e Trabalho da Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, estresse ocupacional, saúde mental e trabalho, condições de trabalho, trabalho docente e saúde, gênero e saúde.

Diretora Científica Adjunta VERA LUCIA NAVARRO - São Paulo Professora Associada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP), credenciada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP/USP. Membro do Grupo de Estudos Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses, inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Membro fundador da RET – Rede de Estudos do Trabalho. Membro fundador da ABRASTT – Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Coordenadora do GT Trabalho e Saúde da ABET – Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, Coordenadora do GT Trabalho e Processos Organizativos na Contemporaneidade da ANPEPP Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia.

Diretora de Relações Institucionais FERNANDA MOURA D’ALMEIDA MIRANDA - Paraná Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Vice-coordenadora do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da UFPR. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Prática do Cuidado em Saúde da UFPR. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem UFPR. Doutora em Enfermagem UFPR, com estágio de doutoramento na Universita degli Studio di Milano - Clinica del Lavoro Luigi Devoto. Membro do Grupo de Pesquisa Multiprofissional em Saúde do Adulto (GEMSA/UFPR). Editora Assistente da Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro. Membro Fundadora da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT). Conselheira Fiscal ABRASTT (2020-2021). Presidente da ABRASTT (2022-2023). Representante da Associação Brasileira de Enfermagem - seção Paraná na Frente Ampla de Defesa da Saúde do Trabalhador. Atuo nas áreas de saúde do adulto, saúde do trabalhador, epidemiologia, risco biológico, vigilância em saúde e saúde pública. Linha de Pesquisa: Políticas e Práticas de Saúde, Educação e Enfermagem.

Diretor de Relações Internacionais LUIZ ALFREDO SCIENZA - Rio Grande do Sul Mini currículo Graduação na área de Engenharia, com especialização nas áreas de Engenharia de Segurança do Trabalho e Toxicologia Aplicada. Auditor-Fiscal do Trabalho na área de SST, lotado na SRTE/Porto Alegre/RS. Professor do Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina da UFRGS. Ex-presidente do Instituto Trabalho Digno.

CANDIDATAS E CANDIDATOS INDIVIDUAIS INSCRITOS PARA O CONSELHO FISCAL DA ABRASTT (2024/25)

Maria Luisa Wunderlich dos Santos de Macedo- Rio Grande doSul

Possuo graduação em Formação de Psicólogos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) (1983), graduação em Complementação Pedagógica Para Psicólogos na PUC-RS (1983), tendo obtido em 2002 o Título Profissional de Especialista em Psicologia Clínica e Psicologia Escolar/Educacional pelo Conselho Regional de Psicologia do RS. Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), o trabalho de conclusão realizado foi sobre Planejamento Estratégico Situacional em Saúde, voltado à construção da rede de proteção a vítimas de violência em município gaúcho, com orientação da Dra. Maria Ceci Misokisk. Concluí mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, RS (2004), na área de Desenvolvimento Político Institucional. Minha dissertação, orientada pelo Dr. João Pedro Schmit, abordou o tema da Vigilância de Processos e Ambientes de Trabalho como processo democrático de desenvolvimento. Desenvolvi atividades em Psicologia Clínica como psicoterapeuta e psicóloga educacional em consultório privado, bem como prestadora de serviços a instituições públicas e privadas, entre 1983 e 2012.

Trabalhei como psicóloga contratada no setor público municipal. Posteriormente, ocupei o cargo Técnico-científico/Psicóloga (concurso público/estatutária) no Governo do Estado do Rio Grande do Sul de novembro de 1994 a março de 2016, quando obtive aposentadoria. Nesse período, atuei no setor educação e na gestão e implementação de políticas no setor saúde, principalmente nos seguintes temas: saúde escolar, políticas de inclusão escolar, saúde do trabalhador e da trabalhadora, política de humanização em saúde, educação permanente em saúde, planejamento, monitoramento e avaliação em saúde, controle social em saúde. No período em que fui servidora, atuei também no controle social, participando da reorganização do Conselho Regional de Saúde, e tive representatividade como conselheira regional. Participei da criação da CIST regional e da CIST municipal de Santa Cruz do Sul. Assessorei a criação de outras CISTs municipais e processos participativos na área da saúde, enquanto servidora pública estadual, como a Comissão de Integração Ensino e Serviço regional e Núcleos de Saúde Coletiva municipais, bem como contribuí para a organização de conferências de saúde em âmbito estadual, regional e municipal. De 2015 a 2019 representei o Conselho Regional de Psicologia/RS no Conselho Municipal de Saúde de Rio Pardo. Atuei na Comissão de Finanças e na CIST municipal. Fui docente, supervisora de estágio e orientadora de "Trabalhos de Curso" (pesquisas) de 2017 a 2020, na Universidade de Santa Cruz do Sul, RS (UNISC). Disciplinas nas ênfases de processos clínicos e em políticas públicas. Participei da diretoria do Núcleo Regional do Sindicato dos Técnicos Científicos do Estado do Rio Grande do Sul (SINTERGS) de 2007 até 2016.

Até 2021 desenvolvi atividade docente como prestadora de serviços em instituições de ensino em cursos técnicos, em cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde e da educação e prestei serviços para implementação de políticas na área da saúde, através de técnicas de planejamento e processos participativos e de educação permanente em saúde. Trabalho como supervisora em Psicologia/Gestalt-terapia desde 2009 até o momento e, desde 2021, supervisão a psicólogos e psicólogas que atuam em políticas públicas de saúde e educação.

Cinthia Vivianne Carvalho dos Santos- Amazonas

Formada em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas em 2001, especialista em Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Amazonas, Mestre em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz, assistente social e coordenadora do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador do Amazonas da Fundação de Vigilância em Saúde - FVS, vinculada a Secretaria de Estado da Saúde -SES/AM, membro do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho da UFAM.

Rodrigo Gabriel Brotto - Paraná

Advogado, com experiência em Direito do Trabalho, ênfase em Saúde do Trabalhador. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2004); e especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Secretário Geral da Comissão de Direito do Trabalho e Direito Sindical da OAB/PR – Subseção de Paranaguá/PR (2022-2024). Advogado do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Litoral do Paraná/PR; Advogado do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Paranaguá/PR.

Geolipia Jacinto da Silva- Rio Grande do Norte

Formação na área de Enfermagem pela Escola Florence Nightingale. Discente do curso de Direito UNP/ RN. Atuação(voluntária) a partir de 1998 na área de prevenção às doenças e acidentes do trabalho, atuação junto a Previdência Social, promoção a Saúde do Trabalhador e Trabalhador e conselheira do Sistema Único de Saúde – SUS. Fundadora e primeira Presidente da Associação dos Portadores de LER/DORT de Goiás e Tocantins em 1998 – APLER/DORT GO/TO. Em 2000, organizou a Comissão Interinstitucional em Saúde do Trabalhador no RN, em conjunto com entidades sindicais de trabalhadores e patronais (FIERN, SESC, SENAC, SESI), centrais sindicais, instituições públicas, entre elas FUNDACENTEO/PE, UFRN, NESC, MPT, MPE, SRT, SMS, SESAP, MS/CGSAT objetivando a implementação da Política de Saúde do Trabalhador no SUS em Natal e no RN, tendo como resultado a habilitação pela RENAST de 03(três) Centros de Referências Regionais em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora em três regiões de

saúde e o CEREST Estadual, no RN. Em 2003, juntamente com o Ministério Público do Trabalho, participou da Criação do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho – FEPMAT RN e por indicação do MPT/RN presidiu o Fórum no período 2005 a 2008. Fundadora e Presidente do Centro Integrado de Prevenção as Doenças Relacionadas ao Trabalho – PREVDORT/RN. Atuou em conjunto com o MPT/RN para a criação do Fórum Potiguar de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Transgênicos e em Defesa da Agroecologia – FECEAGRO RN, em atividade. Coordenou, no RN, o Projeto Vidas Paralelas – PVP entre o período de 2008 a 2012, com realização de vários seminários, oficinas, capacitações na área de SSTT. Em 2011, a convite da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT, representou o Brasil no Congresso Latino-Americano de Advogados Laboralistas - em Havana/Cuba, quando apresentou relato sobre as ações nacionais na área de SSTT e do referido Projeto. Coordenou a Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador - CISTT – CMS Natal e Estadual por alguns períodos. Presidiu o Conselho Municipal de Saúde de Natal - CMS por dois períodos - 2017- 2018 Natal RN. Presidiu o Conselho Estadual de Saúde CES RN por dois períodos - 2018 – 2021. Atualmente estou Conselheira do Conselho Municipal de Saúde e Membro da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador(a) – CMS/CISTT - Natal RN. Membro do Centro de Defesa dos Consumidores - CDC RN - desde 2010.

Juliana Aparecida de Oliveira Camilo - Bahia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2003), mestrado (2007) e doutorado (2016) em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2020). Professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Programa de Pós Graduação em Psicologia (mestrado) na linha de POT. Coordena pesquisadores do Brasil e de Portugal da Red Iberoamericana de Investigación en Trabajo, Género y Vida Cotidiana (TRAGEVIC), vinculada à Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP). É filiada à Red Iberoamericana de Psicología de las Organizaciones y del Trabajo ? RIPOT, sendo também membro do GT Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas vinculado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP. Tem experiência em pesquisa científica nos seguintes temas: psicologia do trabalho, precarização e sofrimento do trabalhador, saúde mental e psicologia social do esporte. Esteve em licença maternidade em 2012 e 2019.

René Mendes- São Paulo

Médico especialista em Saúde Pública e em Medicina do Trabalho. Mestre em Saúde Pública (USP); Doutor em Saúde Pública (USP); Livre- Docente em Saúde Pública (USP); Professor Titular de Medicina Preventiva e Social (UFMG). 50 anos de carreira profissional, em atividades acadêmicas de Ensino e Pesquisa; em atividades de Serviço Público, nas esferas estadual, federal e internacional; e em atividades associativas, e de militância e ativismo em movimentos sociais. Na ABRASTT, é membro fundador (2017), foi Diretor Científico (2017-2019) e Presidente (2020-21).



44 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page