Buscar
  • Diretoria ABRASTT

CONHEÇA "QUEM É QUEM" NA CHAPA QUE SE CANDIDATOU À DIRETORIA EXECUTIVA E AO CONSELHO FISCAL

ABRASTT - GESTÃO 2022/2023


Presidente: FERNANDA MOURA D’ALMEIDA MIRANDA (Curitiba/PR)

Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Vice Coordenadora do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da UFPR. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Prática do Cuidado em Saúde da UFPR. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UFPR. Doutora em Enfermagem UFPR, com estágio de doutoramento na Universita degli Studio di Milano - Clinica del Lavoro Luigi Devoto. Membro do Grupo de Pesquisa Multiprofissional em Saúde do Adulto (GEMSA/UFPR). Editora Assistente da Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro. Membro Fundadora da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT). Conselheira Fiscal ABRASTT (2020-2021). Representante da Associação Brasileira de Enfermagem - seção Paraná na Frente Ampla de Defesa da Saúde do Trabalhador. Atuo nas áreas de saúde do adulto, saúde do trabalhador, epidemiologia, risco biológico, vigilância em saúde e saúde pública. Linha de Pesquisa: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E ENFERMAGEM.


Vice-Presidente: ADRIANA SKAMVETSAKIS (Santa Cruz do Sul/RS)

Graduação em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1992), especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), pós-graduação em Aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (2006). Pós-graduada em Saúde do Trabalhador pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2016). Atualmente é médica da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, atuando no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região dos Vales, e médica da Prefeitura Municipal de Candelária, atuando como Médica Reguladora. Atuação em equipe multidisciplinar na Unidade Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador de Santa Cruz do Sul - UMREST/SCS, de dezembro/2001 a abril/2006. Atuação como coordenadora da UMREST/SCS, de janeiro/2002 a abril/2006. Atuação como perita médica judicial (Justiça Federal e Justiça do Trabalho), de 2007 a 2014. Atuação em equipe multidisciplinar no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região dos Vales - CEREST/Vales, de fevereiro/2004 até o momento atual. Atuação no núcleo de Vigilância aos Ambientes e Processos de Trabalho do CEREST/Vales. Atuação como coordenadora do CEREST/Vales, de fevereiro/2004 até novembro/2007 e de maio/2019 até o momento atual.


Secretária Geral: ELAINE MARIA SILVA DAS NEVES (São Paulo/SP)

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Economia Doméstica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002) e Graduação em Enfermagem (2013). Tem Especializações em Desenvolvimento Rural Sustentável e Agricultura Familiar pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), Especialização em Saúde Pública pela Faculdade Guararapes (2010), Especialização em Convivência com Semiárido na Perspectiva da Segurança e Soberania Alimentar e da Agroecologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011), Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologias (2014) e Especialização em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela Universidade Estadual do Paraná (2017). Atualmente atuo como assessora na Secretaria Nacional de Saúde do Trabalhador da Central Única dos Trabalhadores - CUT e estou fazendo Especialização em Saúde do trabalhador e Ecologia Humana no Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana - CESTEH / FIOCRUZ. Também atuei como assessora de políticas para as mulheres rurais na Federação dos /as

Trabalhadores/as Rurais na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), e como agente de Desenvolvimento Local pelo Instituto Biosistêmico na Região Noroeste do Paraná. Desenvolvi diversas atividades voltadas para a proteção e promoção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras no campo e na cidade, organizando e realizando palestras, oficinas, encontros, seminários sobre saúde da mulher, saúde do homem, da criança e do adolescente, agroecologia, políticas públicas de saúde, de saúde do trabalhador e da trabalhadora, normas regulamentadoras etc.


Secretária Geral-Adjunta: MÁRCIA DA SILVA ANUNCIAÇÃO LAZARINO (Contagem/MG)

Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção e da Violência pela FM/UFMG, especialista em Serviço Social pela UNB e Saúde do Trabalhador pela UFMG. Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Atuou como Assistente Social em empresas públicas e privadas. Atualmente é Referência Técnica em Saúde do Trabalhador do município de Betim. Membro do Conselho da Previdência Social Gerência Executiva em Contagem desde 2012, da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador de Betim - CIST desde 2010, do conselho Municipal de Saúde de Betim desde 2017 e do Fórum Popular e Sindical de Saúde e Segurança do Trabalhador do Estado de Minas Gerais, desde 2012.


Diretor Financeiro: GILMAR ORTIZ DE SOUZA (São Bernardo do Campo/SP)

Mestre em Trabalho, Saúde e Ambiente pela FUNDACENTRO (2016), Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Fundação Armando Alvares Penteado (2000), Especialista em Projetos de Elementos Automotivos pela Faculdade de Engenharia Industrial (1993) e Engenheiro Industrial pela Universidade Braz Cubas (1987). Trabalhou de 2009 a 2017 como Professor no curso de Pós-graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Fundação Santo André (FSA) onde lecionou as matérias de Ergonomia, Gerenciamento de Riscos e Segurança de Máquinas. Trabalhou como Professor do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Estácio de Sá de 2017 a 2019 onde lecionou as matérias de Ergonomia e Higiene do Trabalho. Trabalhou como Professor de Segurança de Máquinas no curso de Pós-Graduação de Engenharia de Segurança do Senac (Sorocaba) de 2017 a 2018. Trabalhou como Professor do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da FMU de 2013 a 2016 onde lecionou as matérias de Ergonomia e Segurança de Máquinas. Membro da Pastoral Operária da diocese de Santo André.


Diretora Financeira-Adjunta: MAGNA DIAS LEITE (Palmas/TO)

Mestrado em Saúde Pública, na área de Concentração Vigilância em Saúde do Trabalhador pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz- RJ, ano de início 2012 a ano de término: 2014. Especialização Formação docente na Área de Vigilância em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz- RJ ano de início: 2010, ano de término 2011. Especialista em Saúde Coletiva com ênfase no Planejamento pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2010). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Luterana de Palmas (2008). Multiplicadora do Curso Básico de VISAT de abrangência Nacional/ Estudos e Pesquisas voltados para Capacitação Profissional do SUS e do Controle Social relacionado a Vigilância em Saúde do Trabalhador. ENSP/FIOCRUZ/Ministério da Saúde. Multiplicadora em Análise e Intervenção para Prevenção dos Acidentes de Trabalho -Faculdade de Saúde Púbica de São Paulo-USP.


Diretora Científica: MARCIA CRISTINA DAS DORES BANDINI (São Paulo/SP)

Médica especialista em medicina do trabalho. Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Título de livre-docente pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Membro do Grupo de Trabalho de Saúde do Trabalhador da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).


Diretora Científica-Adjunta: TÂNIA MARIA DE ARAÚJO (Salvador/BA)

Professora Titular Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), Mestrado em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (1994), Doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1999), Pós-doutorado na University of Massachusetts, Estados Unidos (2004) e Pósdoutorado na Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf (HHU) (2019). Professora Visitante da Heinrich-Heine Universität Düsseldorf (HHU), Alemanha (2018-2019). Atualmente, Professora Titular Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da UEFS. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UEFS) e de Saúde, Ambiente e Trabalho (UFBA). Membro da Comissão de Epidemiologia e do GT Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Coletiva/ABRASCO. Co-Chair do Comitê de Work Organization & Psychosocial Factors da International Comission on Occupational Health, (ICOH-WOPS) como representante da América Latina. Editora Associada da Revista Brasileira de Epidemiologia (Saúde Mental), da Revista Ciência & Saúde Coletiva (área de Saúde e Trabalho) e da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. Participou do GT que elaborou o Protocolo de Distúrbios Vocais Relacionados ao Trabalho (DVRT), publicado pelo Ministério da Saúde, em 2018. Participou do GT que discutiu as Diretrizes de Vigilância e Atenção Integral à Saúde Mental Relacionada ao Trabalho criado pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (2017). Coordena o GT Saúde Mental e Trabalho da Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, estresse ocupacional, saúde mental e trabalho, condições de trabalho, trabalho docente e saúde, gênero e saúde.


Diretor de Relações Institucionais: JOSÉ REGINALDO INÁCIO (Brasília/DF)

Pedagogo. Pós-doutorado - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (Bolsa do CNPq). Doutor em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP Franca -SP. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUC Campinas-SP. Pesquisador junto ao grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas: Trabalho, Questão Social e América Latina, da Universidade Federal de Santa Catarina". Atualmente está Secretário de Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria - CNTI, em Brasília-DF. Tem experiência na área de Educação, com especial dedicação à formação classista, sindical e mundo do trabalho; na área de Filosofia, ênfase em ética, política e sociedade; e em Serviço Social com ênfase na questão social, na relação capital/trabalho, sindicalismo, saúde e segurança e ambiente do trabalho.


Diretor de Relações Internacionais: RENÉ MENDES (Santos/SP)

Médico especialista em Saúde Pública e em Medicina do Trabalho. Mestre em Saúde Pública (USP); Doutor em Saúde Pública (USP); Livre- Docente em Saúde Pública (USP); Professor Titular de Medicina Preventiva e Social (UFMG). 50 anos de carreira profissional, em atividades acadêmicas de Ensino e Pesquisa; em atividades de Serviço Público, nas esferas estadual, federal e internacional; e em atividades associativas, e de militância e ativismo em movimentos sociais. Na ABRASTT, é membro fundador (2017), foi Diretor Científico (2017-2019) e Presidente (2020-21).



CANDIDATAS E CANDIDATOS INDIVIDUAIS INSCRITOS PARA O CONSELHO FISCAL DA ABRASTT (2022/23)


BRUNO CHAPADEIRO RIBEIRO (São Paulo/SP)

Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP); Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP); Mestrado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com período sanduíche na École des hautes études en sciences sociales (EHESS/Sorbonne) em Paris, França. Atualmente é Pós-Doutorando em Saúde Coletiva pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Perito Judicial em Saúde Mental e Trabalho cadastrado nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT's) da 2ª, 9ª e 15ª Região e Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pesquisador-colaborador da Rede de Estudos do Trabalho (RET) e do Grupo de Estudos "Impactos das Novas Morfologias do Trabalho Contemporâneo sobre o Viver, o Adoecer e o Morrer de Trabalhadores e Trabalhadoras" do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). É cadastrado nos Grupos de Pesquisa CNPq Núcleo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS/Unicamp/) e Processo e Gestão Trabalho e(m) Saúde (Unifesp). Secretário Geral da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhador (ABRASTT) para o biênio 2020-201. Tem experiência na área de Psicologia Social do Trabalho atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde do Trabalhador; Saúde Mental Relacionada ao Trabalho; Subjetividade; Gestão; Perícias; Assédio Moral no Trabalho.


EMERSON RODRIGUES DA SILVA (Bagé/RS)

Bacharel em Direito com formação junta a URCAMP - desde 2º semestre de 1997, Universidade da Região da Campanha - Bagé /RS. Advogado inscrito junto a OAB/RS 46.094 com prova de qualificação desde 1998. Sócio Fundador do Escritório de Advocacia SILVA & MORALES Advogados Associados. OAB SECCIONAL RS - Membro integrante da CES - COMISSÃO ESTADUAL SAÚDE. OAB SECCIONAL RS - Membro integrante da CESS - Comissão Estadual de Seguridade Social – Vice- presidente e Presidente do interior Gestão - 2017/18. Procurador da Câmara Municipal de Bagé - 2017 – 2018. Coordenador Jurídico Assistência Social Prefeitura M. Bagé, 2019 e 2020. Pós-graduando em Direito Médico e da Saúde. Pós-graduando em Direito Constitucional Aplicado. Pós-graduando em Direito Público. Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Bagé gestão 2017 e 2018 - 2018 – 2019. Presidente do Conselho Gestor do CEREST MACROSUL - sede Pelotas - gestão 2019 a 2021. Membro Integrante da CISST Conselho Estadual de Saúde RS. Membro Integrante da CEPICCS Ampliada Conselho Estadual de Saúde RS. Membro Integrante do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Bagé/RS. Coordenador Adjunto representante do Estado do Rio Grande do Sul do IBDP - Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.


FERNANDA GIANNASI (São Paulo/SP)

Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho, foi Auditora Fiscal do Trabalho por 30 anos no extinto Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), atual Ministério da Economia, em São Paulo, onde atuou na inspeção das condições de saúde e segurança no trabalho com ênfase na insalubridade, letalidade e periculosidade dos agentes cancerígenos (amianto, nuclear, sílica) e outros tóxicos como os POPs - Poluentes Orgânicos Persistentes mercúrio, entre outros. Fundou o GIA-Grupo Interinstitucional do Asbesto e foi gerente do Programa Estadual do Banimento do Amianto em São Paulo. Atualmente, aposentada, é consultora na área de saúde, trabalho e meio ambiente para entidades de trabalhadores(as) e vítimas de processos industriais.

Fundou a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA) e foi uma das idealizadoras da CONTREN-Comissão Nacional dos Trabalhadores em Energia Nuclear, que esteve envolvida com relevante protagonismo durante todas as atividades antinucleares na Conferência Rio/92, e da ANTPEN-Associação Nacional dos Trabalhadores da Produção de Energia Nuclear. Coordena também a Rede Virtual-Cidadã pelo Banimento do Amianto para a América Latina e é membro das Rede Brasileira de Justiça Ambiental e da equipe do site Assédio Moral no Trabalho – Chega de Humilhação!. Colabora também com as associações de vítimas do mercúrio metálico (AEIMM), da Shell-Basf (ATESQ) e dos POPs de Cubatão (ACPO). Foi Presidente do GT Áreas de Vivência em Canteiros de Obras, do CB-2, da ABNT, que alterou a NR-18 da CLT, bem como foi vice-coordenadora do CEA-Comitê de Estudos do Amianto, que elaborou o texto do Anexo 12 da NR-15, que trata da proteção dos trabalhadores em ambientes laborais com risco de exposição ao amianto.

É autora de dezenas de títulos publicados no Brasil e no exterior e faz parte da Academia de Ciências do Mundo do Trabalho da Itália (Collegium Ramazzini), que lhe conferiu o Prêmio Ramazzini de novembro de 2018, e da Academia de Ciências, Artes e Letras da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de Estado de São Paulo, cadeira Oswaldo Cruz.

Sua luta já lhe rendeu diversas condecorações internacionais, entre as quais os prêmios da Seção de Saúde Ocupacional daAssociação Americana de Saúde Pública (APHA), na reunião de 1999 em Chicago, Estados Unidos, o título de “Anti-Asbestos G-Woman” (agente anti-amianto); Ray Sentes em Ottawa/Canadá em 2003, em Tóquio, no Japão, em 2004, e o prêmio Rachel LEE Jung-Lim em 2017 na Coréia do Sul.

Foi reconhecida pelo seu trabalho em favor da cidadania pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais – PNBE, que lhe outorgou o Prêmio Cidadã de Destaque em 2001, foi vencedora do Prêmio Cláudia 2001, que premia anualmente os projetos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e que são desenvolvidos por mulheres “que fazem a diferença na vida dos e das brasileiras”, da Personalidade de Engenharia em 2012 e em 2018 recebeu o Prêmio faz Diferença 2017 do Jornal O Globo na categoria Economia.

Recebeu também as comendas das Ordens do Mérito Judiciário do Trabalho do TST-Tribunal Superior do Trabalho (2014) e do TRT-Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (interior de São Paulo) (2015).

Atualmente, é vice-presidente da ABRASTT-Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.


LUIZ ALFREDO SCIENZA (Porto Alegre/RS)

Auditor-Fiscal do Trabalho na área de segurança e saúde do trabalhador da SRTE/RS. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com exercício no Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Presidente do Instituto Trabalho Digno (ITD).


MARIO BONCIANI (São Paulo/SP)

Médico; especialista em Medicina do Trabalho pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT/AMB; Auditor Fiscal do Trabalho aposentado do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE; ex-diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do MTE; Sócio jubilado da Associação Nacional de Medicina do Trabalho - ANAMT; membro da International Commission on Occupational Health – ICOH; Diretor da Associação Paulista de Medicina do Trabalho – APMT; Diretor da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – ABRASTT; Coordenador da área de saúde do trabalhador da Universidade Proteção; Coordenador do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de São Paulo - SinSaúdeSP e Consultor em Segurança e Saúde no Trabalho.


VERA LUCIA NAVARRO (Ribeirão Preto/SP)

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1984) com mestrado em Ciências Sociais e Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e Livre Docente em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora Associada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), da Universidade de São Paulo e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Saúde na Comunidade, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP/USP. Sua produção científica é focada na Sociologia do Trabalho, com ênfase no estudo das relações entre trabalho e saúde.

128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL PARA HOMOLOGAÇÃO DA ELEIÇÃO E PARA POSSE DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO FISCAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA (ABRAST