Buscar
  • Diretoria ABRASTT

DIRETORIA EXECUTIVA ABRASTT – BIÊNIO 2020/2021

PRESIDENTE: René Mendes

MINI CV: Médico especialista em Saúde Pública e em Medicina do Trabalho. Mestre, Doutor, Livre-Docente em Saúde Pública pela USP e Professor Titular da UFMG (aposentado). Foi Professor da Unicamp (Campinas/SP), UFMG (Belo Horizonte/MG) e da Johns Hopkins University (Baltimore/EUA), e exerceu cargos de Direção na Fundacentro, Ministério do Trabalho, Ministério da Saúde, OPAS/OMS (Washington/EUA) e OIT. Organizador e autor principal de obras coletivas: “Patologia do Trabalho” e “Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador: Conceitos – Definições – História – Cultura”. Atualmente é Diretor-Científico da ABRASTT e Pesquisador Colaborador do Instituto de Estudos Avançados da USP. São Paulo/SP.

VICE PRESIDENTE: Fernanda Giannasi

MINI CV: Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho. Auditora Fiscal do Trabalho aposentada. Gerente do Programa Estadual do Amianto do Ministério do Trabalho, até 2013. Fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA) e coordenadora da Rede Virtual-Cidadã pelo Banimento do Amianto para a América Latina (Ban Asbestos Network). Membro do Collegium Ramazzini e da Academia de Letras, Ciências e Artes da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP).

SECRETÁRIO GERAL: Bruno Chapadeiro Ribeiro

MINI CV: Psicólogo, pela FCL/UNESP - Assis; Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP); Mestre em Ciências Sociais pela UNESP/FFC-Marília; Doutor em Educação pela FE/UNICAMP, com período sanduíche na École des hautes études en sciences sociales (EHESS/Sorbonne) em Paris, França; Pós-Doutorando em Saúde Coletiva pela EPM/UNIFESP; Consultor em Saúde e Segurança no Trabalho pela Comportamento - Psicologia do Trabalho, 2011-2013; Professor substituto do DEPSI da Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2013-2015; Professor substituto do DPSICO da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), 2018-2019. São Paulo/SP.

SECRETÁRIA GERAL ADJUNTA: Cristiane Oliveira Reimberg

MINI CV: Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Jornalismo Social (PUC-SP).Jornalista (Faculdade Cásper Líbero). Atua, desde 2012, na Comunicação da Fundacentro. Foi repórter da Revista Proteção por 8 anos e meio. Também realizou trabalhos jornalísticos para a Revista Emergência; Revista da ABHO; Jornal Primeiro Passo, do Sintesp. Autora dos livros “Uma história sem heróis: Registros da luta por saúde e segurança dos trabalhadores” e “Fundacentro: meio século de Segurança e Saúde no Trabalho”. São Paulo/SP.

DIRETOR FINANCEIRO: Jefferson Benedito Pires de Freitas

MINI CV: Médico graduado pela Faculdade de Medicina de Petrópolis/RJ em 1982; Título de Especialista em Pneumologia pela SBPT e do Trabalho pela ANAMT; Mestre em Saúde Pública pela FSP/USP; Professor Instrutor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Pneumologista do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Freguesia do Ó da Secretaria Municipal de Saúde de SP, desde 1990. Médico do Sindicato dos Químicos, Farmacêuticos e Plásticos de São Paulo de 2010 a 2019. São Paulo/SP.

DIRETORA FINANCEIRA ADJUNTA: Margarida Maria Silveira Barreto

MINI CV: Médica graduada pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Publica; Especialização em Medicina do Trabalho e Higiene Industrial pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Mestre e Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; Professor Instrutor do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho - Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Médica assessora do Sindicato dos Químicos, Farmacêuticos e Plásticos de São Paulo de 1992 a 2010; Professora convidada do Curso Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho do Instituto de Psiquiatria / IPq – HCFMUSP, desde 2013. Professora convidada do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho - IOF - Instituto Oscar Freire - Departamento Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho - no Módulo de Saúde Mental e Trabalho - FMUSP; Ex-vice coordenadora do Núcleo de Estudos Psicossociais da Dialética Exclusão/Inclusão Social - PUC/SP. São Paulo/SP.

DIRETORA CIENTÍFICA: Jussara Maria Rosa Mendes

MINI CV: Graduação em Serviço Social pela PUC/RS; mestrado no Programa de Pós-graduação em Serviço Social pela PUC/RS; doutorado no Programa de Pós-graduação em Serviço Social pela PUC/SP, doutorado sanduíche no INSERM/Paris/França e Pós-doutorado na Universität Kassel, República Federal da Alemanha. Docente permanente do Programa de pós-graduação em Psicologia Social e Institucional/UFRGS e do no Programa de Pós-graduação em Política Social e Serviço Social/UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Trabalho. Representante de área junto ao CNPq. Experiência na área de Serviço Social e Saúde Coletiva, com ênfase na Saúde do Trabalhador nos temas: Migrações, Acidentes e Doenças do Trabalho, Proteção Social, Precarização do e no Trabalho, Desigualdade Social e Saúde do Trabalhador. É a atual Vice-Presidente da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - ABRASTT. Porto Alegre/RS.

DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: Zuher Handar

MINI CV: Graduado em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná (1981); pós-graduação em Saúde Pública e Medicina do Trabalho e Especialista em Medicina do Trabalho pela AMB/ANAMT. Iniciou sua carreira em Saúde do Trabalhador na Secretaria de Saúde do Paraná e no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos da Grande Curitiba, em 1988. Foi presidente da ANAMT no período de 2013 a 2016. Consultor, para a área de Saúde e Segurança no Trabalho do Escritório da OIT no Brasil, desde 1999, para projetos específicos. Atualmente é aposentado da Secretaria Estadual de Saúde; Professor Auxiliar da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná; Consultor em Saúde e Trabalho, e preside a Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - ABRASTT. Curitiba/PR.

DIRETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Jorge Andrés Kohen

MINI CV: Médico graduado em 1980, com Doutorado em Psicologia, pela Universidade Nacional de Rosário (UNR). Atualmente é Pesquisador do Conselho de Pesquisas da Universidade Nacional de Rosário; Professor Adjunto de Psicofisiologia da Faculdade de Psicologia da UNR; Professor de Pós-Graduação e Membro do Conselho Acadêmico da Carreira de Especialização em Medicina do Trabalho, da Faculdade de Ciências Médicas da UNR. Vice-Presidente do Observatório de Saúde dos Trabalhadores (OBSaT). 40 anos de trabalho e militância em prol da Saúde dos Trabalhadores na Argentina e na América Latina.

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - ABRASTT - 30.339.056/0001-36 - São Paulo / SP

  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Social Icon