top of page

A ABRASTT compartilha mensagem do Profº René Mendes pelo “28 de ABRIL” e “1º DE MAIO”

  • Foto do escritor: Diretoria ABRASTT
    Diretoria ABRASTT
  • 28 de abr.
  • 3 min de leitura

MINHA MENSAGEM PELO “28 de ABRIL” e “1º DE MAIO”

Como é bem conhecido, o dia 28 de abril tem um significado importante para a causa da Saúde e Segurança dos trabalhadores e trabalhadoras no mundo. Com efeito, a partir de 1985, por iniciativa do movimento sindical dos trabalhadores canadenses – e depois mundialmente - celebra-se o “DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DOS ACIDENTES E DAS DOENÇAS DO TRABALHO: RELEMBRE OS MORTOS – LUTE PELOS VIVOS!”.

Por sua vez, desde 2003, na mesma data, a Organização Internacional do Trabalho – OIT promove, também, o “DIA MUNDIAL PARA A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO”. No âmbito da OIT, “a celebração do dia consiste em uma campanha anual internacional para promover o trabalho seguro, saudável e decente, que culmina no dia 28 de abril”.

No Brasil, ambas as versões do “28 de abril” são celebradas, quase sempre dando destaque a um tema mais específico, proposto pelos idealizadores das celebrações, em escala mundial. A Lei no. 11.121/2005, sancionada pelo Presidente Lula, criou, também, o “DIA NACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO”.

Neste 28 de abril de 2025, assim como no próximo dia 1º de maio – DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA”, abraço as seguintes bandeiras de luta (entre muitas outras):

  • Pela REDUÇÃO PROGRESSIVA DA JORNADA DE TRABALHO (diária, semanal, mensal e anual), e APOIO À LUTA PELO FIM DA “ESCALA 6X1”!

  • Pelo reconhecimento dos direitos dos trabalhadores de plataformas digitais (“aplicativos”), e denúncia da tentativa do STF (Ministro Gilmar Mendes e outros) de desqualificar a Justiça do Trabalho e suspender os processos contra a falácia e as fraudes da “PEJOTIZAÇÃO”!

  • Pela VALORIZAÇÃO PROGRESSIVA DO SALÁRIO-MÍNIMO, e denúncia contra as propostas de seu congelamento!

  • Pela IGUALDADE DE OPORTUNIDADES DE CARREIRA PARA HOMENS E MULHERES, igualdade salarial, paridade, e fim da discriminação em todos os níveis, inclusive no Poder Executivo e no Poder Judiciário!

  • Pela ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA para quem ganha até R$ 5mil, e pela TAXAÇÃO PROGRESSIVA, como mecanismos de redução das injustiças tributárias!

  • Pela PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO ASSÉDIO MORAL E SEXUAL nos ambientes de trabalho, como prática de gestão, e pelo combate do FEMINICÍDIO!

  • Pela VALORIZAÇÃO DA “SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA” em todas as políticas públicas de Saúde, refletidas na organização, estrutura, orçamento e poder dentro do SUS, e não apenas uma estrutura complementar e marginal no organograma do Ministério da Saúde!

  • Por um PACTO NACIONAL PELA VIDA, capaz de reduzir e eliminar as MORTES POR ACIDENTES DO TRABALHO, que ainda ocorrem aos milhares, no Brasil, anualmente. Destaque para os ACIDENTES COM MOTOCICLISTAS, a serviço ou em trajeto (percurso), ocultados sob o título de conveniência de “acidentes de trânsito”..

  • Enfim, por uma reflexão profunda (e denúncia) sobre os impactos da crescente hegemonia do CAPITAL FINANCEIRO IMPRODUTIVO (PARASITA, VOLÁTIL, SEM CARA E SEM ÉTICA), e da “FINANCEIRIZAÇÃO” da economia e da produção, que impõem a lógica de “trabalhar cada vez mais e ganhar cada vez menos”, e se possível, sem o “trabalho vivo” de homens e mulheres, e sem direitos sociais. O RETORNO ACELERADO, A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO (e sua densificação), ao lado da PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO, estão na raiz do sofrimento, adoecimentos e mortes no trabalho e pelo trabalho!

“DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DOS ACIDENTES E DAS DOENÇAS DO TRABALHO: RELEMBRE OS MORTOS – LUTE PELOS VIVOS!”.

Prof. René Mendes

Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores

Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT)

“Observatório do Trabalho e da Classe Trabalhadora” (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – IEA/USP)

 

 

 

 
 
 

Kommentare


Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - ABRASTT - 30.339.056/0001-36 - São Paulo / SP

  • LinkedIn ícone social
  • Twitter ícone social
  • Instagram
  • Facebook ícone social
bottom of page